10 março, 2007

O CÉSAR

Nesta edição comemorativa dos aniversários de Kleuds (25.02), Zé Lauro (07.03) e Manibura (09.03), tinhámos originalmente decidido que a birosca da vez seria um tal de Toinho, nas redondezas do esconderijo do primeiro aniversariante. A turma chegou até a sentar na mesa do plano original, mas na hora de perguntar pelo menu do dia, foi frustrada por um direto "Não tem nada". Mas uma réstia de esperança acendeu nas palavras seguintes do garçom: "Ali na frente hoje tem mariscos." O ali na frente calhou de ser O César.

O César não tem placa indicativa e nem parece um bar, visto de longe - o que denuncia o esquema são as mesas na calçada. Segundo um assíduo freqüentador e morador da rua que juntou-se à equipa de pesquisadores, o boteco oferece uma sofisticada variação do cardápio ao longo da semana. A Santa Terça é dia de mariscos, quinta só se serve espetinhos, e outras coisas mais nos outros dias que minha combalida memória não conseguiu captar.

Terça então é dia de agulhas fritas, arroz de camarão - também de arraia e de sururu -, camarão ao alho & óleo e piabas fritas. Sim, piabas fritas e crocantes servidas num prato e ornadas por rodelas de laranja. Achar um prato assim nas nossas peregrinações é como achar uma botija. E dá o maior problema: fica a vontade de ir mais umas tantas terças ao mesmo lugar. Mas não somos pagos pra ficar parados, então, adiante!

*Em tempo, a expressão resgatada da noite : "Mó picárdia!"

Caida dentro:
Piabas fritas indeed!

Caia fora:
Caia fora se não for irreverente, pois costumam trocar os pedidos. Foi nessa que um arroz de sururu virou arroz de arraia. Os pratos também costumam demorar um pouco.

Onde é:
Vá pela Ten. Benévolo em direção à D. Manuel, dobre à direita nos fundos da igreja Santa Luzia (na rua Antonio Angusto), siga por uns cem metros. Fica à esquerda.

3 comentários:

Blogger João Gabriel Veras disse...

Piaba frita é um negócio do cão mesmo. O cara fica com vontade de comer umas 20 porções.

12/3/07 00:37  
Blogger GVale disse...

A galera não sacou qual é a onda: beber no Toinho e comer no César. Mas o Toinho é só para os iniciados, porque lá fica a velha guarda das proximidades do Largo da Merda. Inclusive soube que meu genitor é respeitado neste meio... De toda forma, eu gosto lá do César, não só porque minha expertise está nos pratos vindos do mar, mas porque é bem agradável e não parece um bar, logo os plays não sabem que lá existe. É tipo o Clube da Luta, e a primeira regra é não falar a respeito do César. Nessa daí nós nos lacamos legal, mas tudo bem!
PS: o Espetinho de Ouro ainda está imbatível e o arroz de camarão do Paulo ainda é o melhor de Fortaleza...

12/3/07 01:11  
Anonymous Anônimo disse...

Sim, Kleuds. Esqueci de mencionar que você tem savoir-faire na categoria Frutos do Mar. Se bem que as piabas não dão exatamente no mar. No máximo, vêm da praia, das bandejas gordurosas daqueles ambulantes.

Falta só o Zé Pelucio colocar as fotos.

12/3/07 09:19  

Postar um comentário

<< Home