14 março, 2007

CASA KAIADA

Tem vezes que a gente dá sorte valendo. Foi o caso de ontem.

Vencido o medo de sermos surpreendidos por uma chuva repentina - todo bêbado é feito de sonrisal e foge d´água como o capeta foge do crucifixo- rumamos para um bar relativamente conhecido na cidade, o Casa Kaiada.

Foi chegar e começar a discutir o conceito de "birosca". Alguém argumentou, não sem razão, que o CK era organizado demais, e limpo, essas bossas. Outro saiu-se com aquela de que era só um boteco um pouco mais arrumado. Ficamos nessa por uns minutos até chegar o primeiro prato da noite, que trouxe junto a resposta transcendental ao ontológico questionamento: birosca é um estado de espírito. Eis o mistério da fé.
E essa é a fé que anima a nossa igreja. E a do CK também que, apesar de algumas sofisticações como mesas limpas e arrumadas e garçons fardados, ainda leva na essência aquela semente maléfica e primordial da malaquice. Desculpem a ladainha empolada, mas é que uma boa porção de tripa torrada não se encontra todo dia. E que tripa! Uma tripa à altura da lingüïça que JG considerou Padrão Spettor´s de qualidade.
Eu e Zé emendamos com um "baião de três", prato especial da casa que congrega no mesmo pirex baião, paçoca e moela ao molho. Sensacional. Kleuds por sua vez, e cobrando a menção de outra de suas especialidades, açoitou um filé à parmegiana que julgou acima da média. Lá pelas tantas ninguém aguëntava mais comer e, só pra confirmar o que se havia constatado na abertura, outra porção de tripas foi pedida. Como disse certa vez Long Dong Silver, fechamos a noite, e fechamos gostoso.
Caia Dentro:
Tripas de porco fritas naquele ponto crocante e o baião de três, de agora em diante figurando entre os prediletos deste guia.
Caia Fora:
O banheiro é um pouco longe da zona de combate.
Onde É:
Indo pela Aguanambi em direção à Dom Manuel, há um único sinal no qual se pode dobrar à esquerda, na altura do colégio Raquel de Queiroz. Pegue esse sinal, cruze a avenida e siga adiante, depois do final do quarteirão tem uma pracinha. O Casa Kaiada é em frente.

11 comentários:

Blogger GVale disse...

Eu não cobrei carái nenhum, porra! E o Parmegianna não era acima da média, não. Razoável, bem servido, mas é só. Acima da média era o Parmegianna do Libanês (em frente ao Canal 8).
Ó-com-cu, então, era o Parmegianna do La Fiorentina, na Beira-Mar (quando era um estabelecimento para famílias, e não para turistas sexuais).
O que mais me agradou no CK (seria Calvin Klein?), certamente, foi a batida que movimentou a noite, o gravador digital que teve os registros da noite sacrificados e as duas incautas que chegaram ao final, numa irreverência do tamanho do Himalaia. Passo a régua!

16/3/07 00:12  
Blogger Marcio Holanda disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

17/3/07 13:05  
Blogger Marcio Holanda disse...

J. da Manibura ontem me contou da visita dos distintos companheiros ao CK. E eu, como freqüentador assíduo da casa, posso ainda fazer um adendo: a carne de sol, que por algum motivo obscuro vocês não saborearam, é a especialidade da casa. Saborosa, traz na travessa a aura do mistério todo almoço de domingo - devido à inconstância da quantidade do prato, o garçom, questionado na questão, disse que o cozinheiro é assim mesmo, depende de como tá sendo o dia dele.

17/3/07 13:14  
Anonymous Anônimo disse...

Era muita coisa pra pedir. Acho que merece uma segunda visita.

17/3/07 16:23  
Blogger João Gabriel Veras disse...

Rapaz, eu e Tzellareudzssçõm temos dois novos lugares para acrescentar à lista. Se bem que um deles não classificaria em nenhuma lista de biroscas de respeito.
A respeito do CK, o local lá es bueno e devemos voltar para explorar mais ainda o cardápio.

23/3/07 18:49  
Anonymous Anônimo disse...

E a resenha do bar do dé?

24/3/07 16:47  
Anonymous Anônimo disse...

anota ai castor:
Cantinho da Arraia
Av. José Leon
Jardim das Oliveiras
não sei o núemro,
mas não tem erro,
fica na altura da
Lanchonete Hang Lanche.
valeu
GUABIRAS

28/3/07 18:30  
Blogger João Gabriel Veras disse...

rapaz, ali é Parque Manibura!

29/3/07 01:49  
Anonymous Anônimo disse...

Não não J,
é jardim das oliveiras mesmo.
"é do Hang-Lanche descendo em
direção ao Tancredo Neves, um
puinguinho antes do final da
rua Chico Lemos..."
muito bom lá..a melhor panelda de Fortaleza. Amarelona, sem cheiro de
assento de bugre e impossivel de pregar os beiço depois...
custa 6 reais e acompanha arroz, branquinho e grudado, farofinha de torresmo e um limãozinho pra tirar o reimoso. Só o filé.
Cerveja branca...
GUABIRAS

29/3/07 12:06  
Anonymous Anônimo disse...

Esse Guabiras é artista mesmo. Cultua a panelada faz é tempo nas tirinhas: é um monstro sagrado das artes panelárias.

29/3/07 20:00  
Blogger João Gabriel Veras disse...

Rapaz, as resenhas aqui estao muito atrasadas.

12/4/07 01:29  

Postar um comentário

<< Home